A TRAJETÓRIA DA NUTRIÇÃO EM SÃO PAULO
A história da Nutrição em São Paulo se confunde com a própria trajetória da profissão no Brasil. O primeiro curso de Nutrição do país foi criado no final da década de 30 (1939) no Instituto de Higiene de São Paulo da Faculdade de Saúde Pública da USP. A luta pelo reconhecimento do curso teve início em 1952, mas só em 1962 foi reconhecido como curso de nível superior pelo Conselho Federal de Educação.
Em âmbito nacional, tivemos a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 31 de agosto de 1949, a primeira entidade que representava e defendia os interesses dos nutricionistas/dietistas apoiando o desenvolvimento de estudos e pesquisas. Em função disso, a partir de então, a data 31 de agosto passou a ser comemorada como o "dia do nutricionista". Mais tarde, em 1972 a ABN deu origem a Federação das Associações de Nutricionistas (FEBRAN) que foi substituída pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) em 1990.
Em São Paulo no ano de 1954 foi criada a Associação dos Nutricionistas da Universidade de São Paulo (ANUSP) que em 1984 deu origem a APAN, Associação Paulista de Nutrição.
Na década de 70, a Nutrição, enquanto campo específico do saber, atividade profissional ou campo de trabalho, estava institucionalizada e incorporada a um segmento mais amplo da sociedade brasileira.
Em 1978, criaram-se os Conselhos Federal e Regional de Nutricionistas (antes os nutricionistas eram fiscalizados pela Medicina). O CRN-3, em 1981, convocou os profissionais para receberem a sua documentação profissional. A cerimônia de entrega das 100 (cem) primeiras carteiras ocorreu no dia 08 de maio, no Anfiteatro do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, São Paulo/SP.
Este foi um breve resumo, acreditamos que podemos conhecer muito mais da nossa história através dos profissionais que contribuíram para escrever cada um destes capítulos. Saber da nossa origem nos dá uma ideia de até onde ainda podemos chegar.
Este projeto visa divulgar a trajetória da nossa profissão, em São Paulo, pela ótica de quem participou ativamente do seu desenvolvimento. O ciclo de entrevistas e depoimentos será realizado com alguns dos 100 primeiros profissionais registrados no Conselho da 3ª Região, assim como com profissionais que participaram ativamente do desenvolvimento da profissão e da Associação Paulista de Nutrição. As histórias destes profissionais se confundem, muitas vezes, com a própria história da NUTRIÇÃO em São Paulo.
(Repost de publicação)
Commentaires