Dia Nacional do combate ao alcoolismo
- Paulo Henrique
- 20 de fev.
- 2 min de leitura

20/02 – Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo
O uso indevido ou vício em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. É um problema sério de saúde pública no mundo.Sendo de grande importância campanhas esclarecedoras e preventivas de danos causados no organismo , impactos nas famílias de usuários e na sociedade .
O uso permanente dessas substâncias faz com que o organismo se torne tolerante e dependente das mesmas , causando diversos sintomas de abstinência na sua falta ou retirada no período de tratamento.O tratamento é um processo difícil e doloroso para o indivíduo e seus familiares, além de permanente.
A prevenção deve ser iniciada desde a tenra idade com incentivos ao estudo, esporte, lazer e conversas esclarecedoras.
O consumo de álcool tem aumentado entre crianças e adolescentes, sendo um alerta para pais , educadores e sociedade. O alcoolismo pode ser de predisposição genética ou estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ou exposição e condições culturais.
O uso da Maconha acarreta danos como: comprometimento do rendimento intelectual, perda de memória e na habilidade de resolver problemas ,câncer ,hipertensão, asma, bronquite, doenças cardíacas e doenças crônicas obstrutivas aéreas, além do agravamento no casos de transtornos psicóticos.A abstinência causa : ansiedade, insônia, perda de apetite, tremor das mãos, sudorese, reflexos aumentados, bocejos e humor deprimido.
A cocaína tem ação no sistema nervoso central e cardíaco e por ser uma substância que pode ser injetada expõe o usuário ao contágio com a hepatite e Aids, devido ao compartilhamento de agulhas.
O consumo de Crack tem aumentado muito e atingido crianças e adolestecente devido seu custo ser mais baixo , levando aos mesmos danos que a cocaína.
Anfetaminas levam a danos psíquicos, lesões cerebrais e aumento do risco de convulsões e overdose.
Texto escrito pela nutricionista Dra. Virginia Siqueira CRN 11904
Comments